Os varejistas da região Nordeste estão entre os mais otimistas com o crescimento das vendas no Dia das Mães de 2012. De acordo com uma pesquisa realizada pela Serasa Experian, 57% dos empresários da Região esperam aumentar seus lucros devido à data comemorativa. O índice só fica atrás do otimismo das regiões Norte e Sul, onde 58% dos varejistas acreditam na expansão do faturamento.
Conforme a pesquisa, em todo o País, 56% dos empresários apostam no crescimento dos lucros durante o Dia das Mães, percentual um pouco abaixo do registrado em 2011 (59%) e em 2010, quando 60% dos varejistas estavam otimistas com a data, índice recorde.
“O decréscimo dessa expectativa desde 2010 é resultado da evolução do endividamento e da inadimplência do consumidor, que deixam menos recursos para o consumo”, afirma a pesquisa da Serasa. As grandes empresas são as mais otimistas, com 80% dos empresários acreditando no bom resultado da data. Em seguida, estão as médias empresas (72%) e os pequenos empreendimentos (56%).
Gasto maior
Neste ano, os varejistas acreditam que os filhos estão dispostos a gastar um pouco mais com o presente das mães.
Conforme a pesquisa, a expectativa para a venda de presentes com preço até R$ 50,00 caiu nove pontos percentuais, passando de 32%, em 2011, para os atuais 23%. Isso proporcionou o crescimento das outras faixas de gastos analisadas pela pesquisa, sobretudo da faixa entre R$ 101,00 e R$ 200,00, que apresentou expansão de sete pontos percentuais, alcançando 26%.
Nas outras faixas de gastos consideradas pela pesquisa da Serasa Experian, a expectativa é que 38% dos consumidores gastem entre R$ 51,00 e R$ 100,00; que 6% gastem de R$ 201,00 a R$ 300,00; 4% comprem presentes com preços de R$ 301,00 a R$ 500,00; e que 3% façam compras para o Dia das Mães com valores superiores a R$ 500,00.
Roupas lideram
A exemplo do ano passado, roupas, sapatos e acessórios devem ficar em primeiro lugar na preferência dos filhos na hora de escolher o presente das mães. Neste ano, 32% dos varejistas acreditam que os esses produtos serão adquiridos para a data, índice um pouco maior que o registrado em 2011 (30%).
Em seguida, estão os eletrodomésticos, com 16% da preferência, três pontos percentuais a mais que no ano passado. Também cresceram a expectativa de venda de perfumaria e cosméticos (de 11% para 13%) e de eletrônicos (de 5% para 6%).
Por outro lado, houve queda na expectativa de venda de flores (de 16% para 11%), chocolates e doces (de 2% para 1%), utensílios domésticos (de 2% para 1%) e outros (de 3% para 1%). Não houve variação para a estimativa de vendas de celulares e smartphones (14%), joias e relógios (3%) e jantar/almoço em restaurante. Neste Dia das Mães, 1% devem presentear com produtos de informática.
Pagamento
A pesquisa mostra ainda que 50% das vendas para o Dia das Mães serão realizadas à vista e 50% a prazo. Na mesma data de 2011, a composição foi 52% à vista e 48% a prazo.
As compras à vista serão realizadas com dinheiro (42%), cartão de crédito (23%), cartão de débito (21%), cheque (12%), cartão da própria loja (1%) e outros (1%). As vendas a prazo serão distribuídas em cartão de crédito parcelado (53%), cheque pré-datado (23%), financiamento ou crediário (19%), cartão de débito parcelado (2%), cartão da loja parcelado (1%) e outros (2%). As compras com cheque pré-datado serão parceladas, em média, em quatro vezes. Já as compras com cartão de crédito, financiamentos ou crediário serão em seis parcelas.
Valor do presente
50 reais será a faixa de preço mais perseguida para quem irá comprar presentes para as mães neste ano. 32% dos filhos se limitarão a este valor
OPINIÃO DO ESPECIALISTA
Incremento deve ser entre 12% e 13% no Ceará
Régis Dias
Diretor da CDL
A unanimidade dos varejistas do Ceará acredita que as vendas devem crescer entre 12% e 13% com relação ao Dia das Mães do ano passado. Alguns setores se destacam mais, mas todos estão muito confiantes no crescimento das vendas, sobretudo após as medidas anunciadas pelo governo, com a redução de juros do cartão de crédito e do cheque especial. Essas medidas trazem um otimismo muito bom para o varejo, pois o crédito é tão importante para o comércio quanto a renda. Além disso, como já passou a ressaca dos tributos e dos gastos escolares do início do ano, o comércio volta a ter uma perspectiva de crescimento. Os setores que devem ter maior destaque são o de confecções e perfumaria. O setor supermercadista também deve se destacar, com um apelo diferente para o Dia das Mães. Além disso, os restaurantes devem registrar um bom desempenho. Eles têm tido um crescimento tão bom quanto os setores de confecções e perfumaria.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1133108