Notícias

Perfil do comércio informal

By 28/11/2009março 24th, 2011No Comments

28/11/09

E nessa época, a briga pela preferência dos consumidores é grande e envolve também os ambulantes. Eles são tantos na capital, que a prefeitura decidiu fazer uma pesquisa para traçar um perfil do comércio informal.

Eles estão espalhados por todos os cantos e vendem de tudo: bolsas, brinquedos, enfeites de natal; tem até comida.

De acordo com a prefeitura, Fortaleza tem 980 ambulantes cadastrados. Mas parece que a realidade não é essa. Só aqui no Centro da capital esse número é bem maior.

Não dá para o consumidor saber quem tem ou não cadastro. Quem trabalha de forma irregular, prefere não falar. Já Francisco Ellington Santos, não esconde o orgulho de ser camelô há 44 anos.

A fiscalização do comércio ambulante é feita por vinte agentes. No começo da semana, um acordo com a prefeitura determinou que os vendedores só poderão ficar na Praça José de Alencar até o fim de dezembro, e somente do meio dia às 14h. Hoje (27) pela manhã, encontramos apenas floristas, engraxates e artistas de rua, que estão autorizados a ficar na praça em horário integral. Já a Praça da Lagoinha, está repleta de camelôs. Uma barraca coladinha na outra. O ambulante Antônio Rodirgues explica que aqui os ambulantes não tem horário para chegar e nem para sair.

Dona Marleny Vieira Maia, ambulante, diz que vai permanecer na praça porque precisa trabalhar.

falando ainda sobre o comércio de fortaleza, as lojas do Centro vão ter o horário de funcionamento modificado a partir deste fim de semana.

Confira mais informações no vídeo ao lado.

Fonte Verdes Mares CETV 2ª Edição
http://tvverdesmares.com.br/cetv2aedicao/perfil-do-comercio-informal/

Leave a Reply