Notícias

Praia de Iracema sofre com obras de revitalização paradas

By 02/03/2013março 3rd, 2013No Comments

ABANDONO
Secretaria de Turismo afirma que os trabalhos devem ser retomados, mas não há uma data definida

O projeto de revitalização da Praia de Iracema iniciou-se em fevereiro de 2008. Porém, parte da obra iniciada na gestão anterior ainda não foi concluída. Os prédios onde funcionavam diversos restaurantes tradicionais, como o La Trattoria, no Largo Luiz Assunção, há anos, foram desapropriados pelo Município.

Hoje, quem passa por aquelas calçadas vê apenas uma estrutura danificada, pichações e tapumes. Alguns moradores de rua até utilizam o espaço desativado como abrigo. A Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor), afirma que os trabalhos devem ser retomados, mas ainda não há prazo para isso acontecer.

Os que viveram as inesquecíveis noites musicais do Cais Bar e do Brasil Regional, comendo tira-gostos deliciosos ou se divertindo no Bar do Boliche, que guardem na lembrança. Perto dali, o Pirata e alguns restaurantes resistem ao tempo e ao abandono de um lugar que já foi um nos pontos turísticos mais visitados da Capital.

O empresário João Batista é morador da Praia de Iracema há 12 anos. Ele lembra com saudades das belas noites que vivenciou nos bares do bairro e conta que conheceu sua esposa em um desses momentos de lazer.

“Todos os dias, passo de bicicleta aqui, no calçadão próximo ao Largo do Mincharia, para fiscalizar como está o andamento das obras. Tenho a esperança de que tudo seja revitalizado e eu possa trazer meus amigos que moram em São Paulo para conhecer este cartão postal”, acrescenta o empresário.

O empresário Rodolphe Trindade, proprietário da casa de show Pitara, ressalta que, apesar da situação atual, está esperançoso na nova gestão e acredita que, desta vez, as obras serão concluídas. Segundo ele, a melhoria começou a ser notada pela rapidez na limpeza do local. “As ruas estão sempre limpas, acho que isso é um bom começo. Acredito que, até a Copa das Confederações, teremos boas surpresas por aqui”, ressalta.

No entanto, até que as obras sejam retomadas e que o lugar seja revitalizado, o guia turístico Ricardo Santos continua dando explicações para os grupos de turistas que fazem citytour em Fortaleza.

“A gente procura salientar que o bairro ainda está em transformação e que estamos aguardando a conclusão das obras. Espero que essa gestão dê continuidade a um projeto que se arrasta há anos e que faz parte do meu ganha pão diário”, comenta o guia.

Ricardo conta que sente saudades do tempo que não precisava dar explicações para os turistas e sentia orgulho do lugar. “Eles não são bobos e percebem o que está acontecendo. Estamos vivendo um completo descaso. Tenho esperanças de um dia poder voltar aqui e sentir que estou em casa. Mostrar para os turistas uma Praia de Iracema toda revitalizada e sem perigo”, destaca.

Análise
Salmito Filho, titular da Setfor, ressalta que é desejo do prefeito Roberto Cláudio retomar as obras o mais rápido possível, mas explica que o projeto está sendo analisado por técnicos ligados à Pasta e, depois, será visto por profissionais do Ministério do Turismo.

“A nossa intenção é fazer o levantamento técnico ou seja, analisar contrato, prestação de contas, o que foi pago e, só depois, tomar uma decisão administrativa junto ao Ministério do Turismo”, explica.

Segundo Salmito, o compromisso do órgão é fazer com que as obras que estão no papel sejam executadas e as que estão paradas sejam concluídas.

“Obra parada provoca muito transtorno. Obra parada é problema grave e não queremos gerar problemas para o turista e para a população. Contudo, não temos como falar em prazo antes de analisar os projetos da gestão anterior”, conclui.

Foto: Alex Costa

Foto: Alex Costa


FIQUE POR DENTRO

Plano de reformas existe há 24 anos

O projeto de requalificação da Praia de Iracema existe desde 1989, quando ali se implantou a primeira versão do calçadão, na orla marítima, substituindo a areia que lá existia. Nesta época, o Estoril já era um prédio antigo. Reinavam o Cais Bar, o Trattoria. Depois veio o Micheluccio, Gepeto´s, e, por fim, o Geppo´s.

Mais à frente, no Fórum Adolfo Herbster 1995, estas propostas adquiriram maior substância e conteúdo urbanístico e ambiental, algumas retiradas do Plano Hélio Modesto 1962. Deste Fórum, surgiu a proposta da Operação Urbana Praia de Iracema Poço da Draga. As mesmas diretrizes que hoje se propagam como algo inédito, mas que já têm alguns anos.

Entre 1999 e 2000, a Prefeitura de Fortaleza implantou o aterro hidráulico do Ideal Clube, chamado hoje “Aterrinho de Iracema”.

As dragas holandesas chegaram e, rapidamente, reconstruíram uma parte da orla que, até agora, aguarda estas medidas de complementação. Hoje, temos a continuidade destas ações, só que com velocidade de realização quase inexistente.

KARLA CAMILA
REPÓRTER