Notícias

Prefeito diz ter ciência de todas dificuldades

By 02/01/2013No Comments

PAÇO MUNICIPA

Embora não tenha ficado até o final da solenidade, a petista Luizianne Lins entregou oficialmente o cargo de chefe do Executivo municipal para o prefeito Roberto Cláudio, ontem, no Paço Municipal FOTO: KID JÚNIOR
Embora não tenha ficado até o final da solenidade, a petista Luizianne Lins entregou oficialmente o cargo de chefe do Executivo municipal para o prefeito Roberto Cláudio, ontem, no Paço Municipal FOTO: KID JÚNIOR

Enquanto Luizianne disse entregar uma gestão equilibrada, Roberto Cláudio disse conhecer os problemas

Em uma solenidade que durou menos de uma hora, a ex-prefeita Luizianne Lins (PT) transmitiu oficialmente, ontem, no Paço Municipal, o cargo de chefe do Executivo de Fortaleza ao prefeito Roberto Cláudio (PSB). Enquanto a petista afirmou deixar a administração da Capital com as contas equilibradas, anunciando para os próximos dias uma coletiva do ex-secretário de Finanças para prestar esclarecimentos à população sobre a situação do Município, o novo prefeito disse ter consciência de que recebe uma cidade com problemas, mas também com potencial de crescimento.

O cerimonial, inicialmente marcado para as 19h, começou com aproximadamente duas horas de atraso em razão das solenidades para empossar vereadores e prefeito, realizadas pouco antes na Câmara Municipal de Fortaleza. Luizianne Lins foi a primeira convidada para integrar a mesa. Em seguida, foram convidados o prefeito Roberto Cláudio, o vice-prefeito Gaudêncio Lucena (PMDB), o vice-governador Domingos Filho (PMDB), o ministro dos Portos Leônidas Cristino, o senador Eunício Oliveira (PMDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Sarto (PSB).

Luizianne iniciou um discurso de aproximadamente dez minutos cumprimentando as autoridades presentes, em especial os secretários que a auxiliaram na gestão e os que foram escolhidos por Roberto Cláudio. A petista disse ter pensado em fazer um balanço do governo do PT, mas, por acreditar que demandaria longo tempo, resolveu entregar ao novo prefeito e ao vice uma publicação com o balanço das ações que ela realizou de 2005, quando assumiu a Prefeitura, até 2011. “São dados, fatos, fotografias e momentos que passamos”, frisou, acrescentando que Roberto Cláudio vai, agora, seguir o próprio caminho na Prefeitura de Fortaleza.

A petista afirmou que deixa a administração da Capital para ver a cidade sob uma nova perspectiva, inclusive a partir de ações e obras executadas pelo PT. Segundo Luizianne, a Prefeitura está sendo entregue com finanças equilibradas e mais de R$ 500 milhões disponíveis para investimentos.

Coletiva
Ela comentou o trabalho realizado pela Secretaria de Finanças (Sefin) no sentido de pautar a cidadania fiscal na Capital através do programa de educação fiscal. Além disso, Luizianne informou que a dívida flutuante da Capital foi paga. Evitando se alongar sobre o assunto, a ex-prefeita anunciou que o ex-titular da Sefin, Alexandre Cialdini, realizará coletiva nos próximos dias para prestar esclarecimentos.

Luizianne disse encerrar o mandato deixando melhorias para a cidade tanto no que se refere a situação financeira da Prefeitura quanto à realização de grandes obras. Ela citou, por exemplo, a reforma do Estoril, a nova Praia de Iracema, a revitalização do Passeio Público, o Vila do Mar, o estádio Presidente Vargas, o Hospital da Mulher e o Transfor.

Em seguida, foi lido o termo de transmissão do cargo, documento assinado pela ex-prefeita Luizianne e pelo prefeito Roberto Cláudio. A cerimonialista anunciou, neste momento, o encerramento da participação da petista, que foi acompanhada até a saída pelo seu sucessor.

A cerimônia foi retomada para o discurso do prefeito Roberto Cláudio, que registrou a presença de familiares. Defendendo que política é local de “gente séria” e “boa de briga”, o prefeito disse que o ex-ministro Ciro Gomes (PSB) é sua referência na política. Ele agradeceu a confiança do povo de Fortaleza e prometeu um governo sem perseguição. “Não debatemos pessoas. Nunca fiz política por rancor, nunca fiz política por ódio. Faço por amor e carinho àqueles que mais sofrem”, declarou.

Roberto Cláudio disse receber Fortaleza consciente dos problemas e dos potenciais que a cidade tem. Na ocasião, o pessebista afirmou que a Capital ainda enfrenta grande problema de desigualdade, tem a segunda pior educação do Estado e precisa avançar bastante em mobilidade urbana. “O futuro de Fortaleza está nas nossas mãos”, disse, pedindo que a população e os movimentos sociais o ajudem a governar a cidade.

O prefeito disse que não pretende fazer “caça às bruxas”, mas sim olhar para o futuro de Fortaleza. “Vamos baixar as armas. Chegou a hora de pensarmos a cidade”, declarou.

Após a cerimônia de transmissão do cargo, Roberto Cláudio seguiu para missa na Catedral. Durante a celebração, o padre Lairton disse que os fortalezenses esperam do novo governo paz, progresso e melhor qualidade de vida.

Foto ALCIDES FREIRE

Foto ALCIDES FREIRE

Fonte Diário do Nordeste