COMÉRCIO AMBULANTE 09/01/2011
Prefeitura surpreende feirantes na Praça da Lagoinha e seu entorno com convite para requalificar cadastro
Uma nova etapa no processo de reordenamento do Centro da Cidade está sendo desencadeada pela Prefeitura de Fortaleza. Neste sábado, numa “operação surpresa”, a Secretaria Executiva Regional do Centro (Secerfor) mobilizou fiscais, agentes de fiscalização, pessoal da Guarda Municipal e corpo técnico da Secretaria para a entrega oficial de um convite aos vendedores ambulantes instalados na Praça da Lagoinha e em seu entorno (parte da Praça José de Alencar e Rua 24 de Maio).
O convite entregue aos feirantes é para que os mesmos possam comparecer nos dias 10 e 11, ao Ginásio Paulo Sarasate, munidos de documentação (cópias CPF e RG e fotos 3×4) a fim de serem comparados com o conteúdo do banco de dados da Prefeitura, que fará reavaliação dos que já encontram-se devidamente cadastrados. Esses ambulantes vão responder a um questionário qualitativo referente às suas atividades e acontecerá em seguida uma posterior triagem.
“Esse é um levantamento qualificativo para traçarmos o perfil do feirante que iremos fazer no Paulo Sarasate. São aproximadamente 400 pessoas que receberão os convites. Mantivemos o caráter sigiloso na ação para evitar que acontecessem tumultos e desinformação entre os ocupantes dos logradouros envolvidos”, explicou a responsável pelo Distrito de Meio Ambiente da Secerfor, Ana Lúcia Vieira, que comandou a operação. O ambulante Euclides da Silva Alves, de 39 anos, residente no bairro Álvaro Weyne, disse ter sido pego de surpresa. “Não esperava esse trabalho deles. Eu já sou cadastrado e não sabia que teria de fazer um novo cadastro, mas como querem vou fazer”, disse Euclides.
Na ação, a Secerfor mobilizou os 193 novos ficais que recentemente assumiram seus cargos, 12 auxiliares de agentes de fiscalização, 60 integrantes do quadro da Guarda Municipal, agentes da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e contou ainda com apoio da Polícia Militar. Doze viaturas da Prefeitura fizeram parte da operação. Só foram entregues convites a quem estava com bancas de venda armadas. Os vendedores de CDs e DVDs piratas, e de frutas e verduras não foram convidados para a requalificação.
O feirante Joselito Silva Santos (47), estabelecido na Praça da Lagoinha elogiou o trabalho da Secerfor. Essa é uma ação em nosso benefício, pois assim vamos nos tornar um micro-empreendedor”, disse.
ADALMIR PONTE
REPÓRTER
Reordenamento do Centro tem nova etapa
http://www.diariodonordeste.com.br/materia.asp?codigo=914900
Obrigado pela preferência e aproveite nosso conteúdo. Sistema Verdes Mares de Comunicação
+ Diário do Nordeste [www.diariodonordeste.com.br]