Para quem vem acompanhando a questão que envolve o aeroporto regional do Cariri sabe do quanto, apesar da interferência política, à frente a representação parlamentar da região, essa tem sido uma luta inglória. Tanto que, o que tem sido reclamado, ao longo dos anos, para que o aeroporto funcione segundo as exigências comuns à sua operacionalização, nada foi atendido.
A começar porque, em sendo do governo do Estado e as medidas necessárias para o seu funcionamento dependerem da União, criou-se um impasse que, para o abnegado pela causa, Roberto Celestino, será agora contornado.
Aeroporto Cariri II
A Procuradoria da República, pelos procuradores Rômulo Conrado e Rafael Rayol, entrou com Ação Civil Pública com pedido de antecipação dos efeitos de tutela contra a União e a Infraero. Assim, a União rescindirá o contrato com o Estado, outorgando à Infraero a gestão do aeroporto. Inclusive, num prazo de 15 dias, deve efetuar os módulos operacionais. São medidas, portanto, que resolveriam a inaceitável situação.
Sintonizando
Ao defender a criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa, o deputado Carlomano Marques, por certo sintonizando com o senador Pimentel, defenderá a criação, pelo Estado, de uma Secretaria com os mesmos objetivos que inspiraram o governo federal.
Revolta: razão de ser
Ao comentar na Assembleia a tensão, a que o mundo assiste no Oriente Médio, o deputado professor Teodoro disse que são “movimentos libertários que têm relação direta com os altos investimentos em educação feitos pelos países palco destes protestos”.
Graças aos recursos alocados por esses países em programas educacionais, 60% de sua população têm acesso ao Ensino Superior. Mas, pelo governo não se preocupar em gerar empregos, os profissionais, revoltados, foram às ruas.
“Tiririca na Comissão de Educação poderá ser positivo se ele usar para depor sobre e por que não pôde estudar”
Cristóvam Buarque
Senador
Saúde
Depois de ser recebida pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a deputada Gorete Pereira avaliou como “grande avanço para a saúde a implantação da Farmácia Popular”. Em breve, serão 15 mil credenciadas com medicamentos gratuitos disponíveis.
Será?
Ao comentar sobre sua participação no 1º Seminário de Assuntos Parlamentares da União Nacional dos Legisladores Estaduais que, dentre outros temas discutiu reforma política, o deputado José Sarto mostrou-se pessimista quanto sua aprovação.
Doar é a solução
“Como é que um pai de família, que mora em uma casinha, em um lote de cinco hectares, tirando o sustento do roçado, vai procurar outro lugar depois de 37 anos vivendo ali?” Com este argumento, o deputado Neto Nunes defende a doação das propriedades onde vivem os pequenos agricultores do perímetro irrigado Icó-Lima Campos, cujas terras pertencem à União, e o perímetro é administrado pelo Dnocs.
Performance destacada
Ao destacar a recuperação das exportações cearenses em 2010, com foco no agronegócio, o deputado Sérgio Aguiar mostrou números: “Incremento de 17,53%. Se em 2009, foi US$ 1,2 bilhão e em 2010 US$ 1,75 bilhão”.
Aracati comemora
Representante da região, o deputado Dedé Teixeira teve que questionar decisão judicial por ter atingindo em cheio o Carnaval de Aracati. Afinal, disse – “além de gerar emprego e renda, é no gênero, referencial para a cidade e o Ceará”.
Fonte: Diário do Nordeste
http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=943933