Cruzamento da rua Castro e Silva e avenida Tristão Gonçalves deve ser liberado até sexta-feira
Depois de dois anos e meio interditado para a realização de obras de implantação do Metrô de Fortaleza, o cruzamento da rua Castro e Silva e da avenida Tristão Gonçalves, no Centro, será liberado. A previsão é de que até sexta-feira as vias já estejam prontas, aguardando apenas a sinalização de trânsito.
A reclamação de quem frequenta a área é constante. O empresário Roosvelt Loureiro diz que já teve prejuízos por conta da obra. “Está nos atrapalhando muito. Funcionários e clientes têm dificuldade de chegar aqui. Tivemos uma grande queda no faturamento”.
“A liberação desse trecho é um sinal do avanço das obras”, aponta Fernando Mota, assessor da presidência da Companhia Cearense de Transportes Metropolitanos (Metrofor). A companhia será responsável pela reorganização e implantação da sinalização de trânsito, que deve ser aprovada pela Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania de Fortaleza (AMC). Segundo a autarquia, porém, o projeto ainda não foi recebido para análise, e o trâmite dura, em média, 15 dias para ser concluído.
Nesta última semana, está sendo realizado o nivelamento e o asfaltamento das duas vias, que será concluído sexta-feira. De acordo com Fernando, o cronograma das obras foi seguido corretamente. “Houve uma grande tentativa de reduzir os transtornos”. No local, segundo ele, havia uma passagem para o material utilizado na obra do túnel.
Foi necessário um remanejamento da rede de água e esgoto, que estava impedindo a implantação do metrô. De acordo com a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), a rede de água já voltou à normalidade e a de esgoto será concluída no dia 15, data máxima prevista.
Com a liberação do cruzamento, o Metrô de Fortaleza chega à marca de 95% das obras civis da Linha Sul concluídas.
Mariana Freire
Fonte Jornal O Povo