EM FORTALEZA
Comércio da Capital aguarda uma expansão de 5% para a data, em relação a igual período do ano passado
O Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo do mês de agosto, deve dar um novo fôlego para o comércio de Fortaleza, que vem apresentando resultados positivos, embora em um menor ritmo que no ano passado. A expectativa do setor é que sejam movimentados R$ 130 milhões por ocasião da data, o que significa um incremento de 5% em relação ao Dia dos Pais do ano passado.
O resultado deve ser alcançado em consequência da disposição de 55,3% dos fortalezenses em presentear os pais. Mas o faturamento do comércio pode ser até maior, uma vez que 7,3% dos consumidores ainda não se decidiram se irão dar presentes na data.
As informações fazem parte da pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia dos Pais, divulgada ontem pelo Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento do Comércio (IPDC-CE), entidade ligada à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio-CE). “Dentro da atual conjuntura, uma previsão de crescimento de 5% é algo muito bom, demonstra que continuamos crescendo, mesmo que em um ritmo menor. Mas o Dia dos Pais não é como o Dia das Mães, onde tivemos um crescimento de 10%”, destaca o presidente do Sistema Fecomércio, Luiz Gastão Bittencourt.
Conforme a pesquisa, os itens de vestuário lideram a preferência dos consumidores para presentearem os papais, com 45,9% da intenção de compras. Outros produtos que estão entre os mais cotados para a data são: sapatos e carteiras (20,4%), perfumaria (15,5%), relógio (11,1%) e celular (7,2%).
Tíquete médio
O valor médio gasto com o presente dos pais é de R$ 134,00, com a maioria dos consumidores (33,8%) pretendendo gastar entre R$ 101,00 e R$ 150,00. Já 19,3% dos consumidores irá gastar até R$ 50,00; 17% entre R$ 151,00 e R$ 200,00; 9,1% entre R$ 51,00 e R$ 100,00; 8,1% acima de R$ 400,00; e 7% entre R$ 251,00 e R$ 300,00.
“O tíquete médio para as compras do Dia dos Pais é considerado bom. De um modo geral, o tíquete médio vem melhorando e mantendo um bom nível. É importante destacar que as pessoas estão buscando promoções, estão procurando preços mais em conta para irem às compras. Assim, os empresários devem estar atentos para criarem condições favoráveis ao consumo”, destaca Luiz Gastão.
DHÁFINE MAZZA
REPÓRTER