Notícias

Vendas no varejo: veja as projeções para 1º trimestre de 2025, segundo Ibevar

By 22/01/2025janeiro 23rd, 2025No Comments

Passados a Black Friday e o Natal, o primeiro trimestre do ano costuma ser um dos maiores períodos de vendas para o varejo e, para 2025, as projeções indicam um momento positivo, segundo pesquisa elaborada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) e a FIA Business School.  De acordo com o levantamento, o primeiro trimestre deste ano terá uma elevação de 3,42% no consumo, na comparação com mesmo período de 2024.

Segundo o presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, Claudio Felisoni de Angelo, tais dados refletem diretamente no consumo da família brasileira. “O primeiro trimestre de 2025 será melhor que o mesmo período do ano passado, isto é, seguindo a projeção do aumento. A estimativa é de expansão para a maioria das categorias na classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, projeta.

Dos sete segmentos identificados pelo IBGE, três delas – supermercados, produtos alimentícios, veículos e peças – devem experimentar alguma estagnação. Tecidos e vestuário e Móveis e eletrodomésticos têm previsão de retrocesso das vendas. Estima-se expansão para Artigos farmacêuticos e material de construção.

Conheça a projeção de vendas 1º trimestre 2025 na comparação com o 2024, por categorias do IBGE:

  • Artigos farmacológicos, médicos, ortopédicos e perfumaria: + 9,55%
  • Materiais de construção: + 6,87%
  • Automóveis, motos, partes e peças: + 12,80%
  • Hipermercados, produtos alimentares, bebidas e fumo: + 2,29%
  • Hipermercados e supermercados: + 2,82%
  • Tecidos, vestuário e calçados: + 7,83%
  • Móveis e eletrodomésticos: + 1,67%

Os levantamentos provenientes das redes sociais classificam o varejo em um número substancialmente maior de segmentos, permitindo uma visão mais detalhada, incluindo-se na análise também operações de serviços (38 em vez de sete do IBGE).

Dos 38 segmentos 25 apresentam queda de vendas no varejo do último trimestre de 2024 para o primeiro de 2025 e para 13 aumento. Saiba quais foram eles:

Elevações:

  • Bebidas Alcóolicas: 5,19%
  • Brinquedos: + 0,28%
  • Calçados: + 1,82%
  • Hotelaria: +10,65%
  • Joalherias: +6,95%
  • Jogos Eletrônicos: +1,60%
  • Livrarias: +15,49%
  • Moda: +15,17%
  • Móveis & Decoração: +7,09%

Reduções:

  • Aluguel de Carros: – 24,05%
  • Atacadistas: -5,36%
  • Automóveis: -4,41%
  • Bancos de Varejo: -5,43%
  • Beleza e Cosméticos: -7,89%
  • Casas de Aposta: -23,09%
  • Chocolates: -20,83%
  • Cinema: -10,78%
  • Eletrodomésticos: -15,79%
  • Eletroeletrônicos: -3,90%
  • Farmácias : -4,93%
  • Informática: -10,07%
  • Loterias: -19,64%
  • Market Places: -13,06%
  • Material de Construção: -3,38%
  • Motocicletas: -32,94%
  • Móveis & Eletrodomésticos: -19,76%
  • Óticas: -2,01%
  • Papelarias: -8,82%
  • Passagens Aéreas: -6,52%
  • Passagens de ônibus: -10,60%
  • Restaurantes de Rede: -10,13%
  • Serviços de Delivery: -8,52%
  • Serviços de Entrega: -0,46%
  • Serviços de Streaming de Música: -12,66%
  • Serviços de Streaming de Vídeo: -9,32%
  • Serviços para Animais de Estimação: -6,09%
  • Supermercados: -15,91%
  • Telefonia: -6,96%

Postado em 22.01.2025.