Passados a Black Friday e o Natal, o primeiro trimestre do ano costuma ser um dos maiores períodos de vendas para o varejo e, para 2025, as projeções indicam um momento positivo, segundo pesquisa elaborada pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo & Mercado de Consumo (Ibevar) e a FIA Business School. De acordo com o levantamento, o primeiro trimestre deste ano terá uma elevação de 3,42% no consumo, na comparação com mesmo período de 2024.
Segundo o presidente do IBEVAR e professor da FIA Business School, Claudio Felisoni de Angelo, tais dados refletem diretamente no consumo da família brasileira. “O primeiro trimestre de 2025 será melhor que o mesmo período do ano passado, isto é, seguindo a projeção do aumento. A estimativa é de expansão para a maioria das categorias na classificação do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)”, projeta.
Dos sete segmentos identificados pelo IBGE, três delas – supermercados, produtos alimentícios, veículos e peças – devem experimentar alguma estagnação. Tecidos e vestuário e Móveis e eletrodomésticos têm previsão de retrocesso das vendas. Estima-se expansão para Artigos farmacêuticos e material de construção.
Conheça a projeção de vendas 1º trimestre 2025 na comparação com o 2024, por categorias do IBGE:
- Artigos farmacológicos, médicos, ortopédicos e perfumaria: + 9,55%
- Materiais de construção: + 6,87%
- Automóveis, motos, partes e peças: + 12,80%
- Hipermercados, produtos alimentares, bebidas e fumo: + 2,29%
- Hipermercados e supermercados: + 2,82%
- Tecidos, vestuário e calçados: + 7,83%
- Móveis e eletrodomésticos: + 1,67%
Os levantamentos provenientes das redes sociais classificam o varejo em um número substancialmente maior de segmentos, permitindo uma visão mais detalhada, incluindo-se na análise também operações de serviços (38 em vez de sete do IBGE).
Dos 38 segmentos 25 apresentam queda de vendas no varejo do último trimestre de 2024 para o primeiro de 2025 e para 13 aumento. Saiba quais foram eles:
Elevações:
- Bebidas Alcóolicas: 5,19%
- Brinquedos: + 0,28%
- Calçados: + 1,82%
- Hotelaria: +10,65%
- Joalherias: +6,95%
- Jogos Eletrônicos: +1,60%
- Livrarias: +15,49%
- Moda: +15,17%
- Móveis & Decoração: +7,09%
Reduções:
- Aluguel de Carros: – 24,05%
- Atacadistas: -5,36%
- Automóveis: -4,41%
- Bancos de Varejo: -5,43%
- Beleza e Cosméticos: -7,89%
- Casas de Aposta: -23,09%
- Chocolates: -20,83%
- Cinema: -10,78%
- Eletrodomésticos: -15,79%
- Eletroeletrônicos: -3,90%
- Farmácias : -4,93%
- Informática: -10,07%
- Loterias: -19,64%
- Market Places: -13,06%
- Material de Construção: -3,38%
- Motocicletas: -32,94%
- Móveis & Eletrodomésticos: -19,76%
- Óticas: -2,01%
- Papelarias: -8,82%
- Passagens Aéreas: -6,52%
- Passagens de ônibus: -10,60%
- Restaurantes de Rede: -10,13%
- Serviços de Delivery: -8,52%
- Serviços de Entrega: -0,46%
- Serviços de Streaming de Música: -12,66%
- Serviços de Streaming de Vídeo: -9,32%
- Serviços para Animais de Estimação: -6,09%
- Supermercados: -15,91%
- Telefonia: -6,96%
Fonte: https://diariodocomercio.com.br/economia/vendas-varejo-veja-projecoes-para-1o-trimestre-2025/
Postado em 22.01.2025.