Os dados foram divulgados pela Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop) e apontam que o faturamento do setor foi R$ 132,8 bilhões ao longo do ano.
As vendas de Natal nos shoppings brasileiros registraram o pior resultado dos últimos cinco anos. Isso porque segundo dados da Associação dos Lojistas de Shopping (Alshop), o crescimento das vendas foi de apenas 5%. Resultado semelhante teria sido registrado também em relação às vendas anuais, cujo aumento teria sido de apenas 2,5%.
Entre os setores que menos faturaram estão vestuário com alta discreta de 1% no período e 2% no ano. Entre as maiores altas no índice de vendas estão Perfumaria e cosméticos com aumento de até 12% no Natal deste ano.
Em números totais, a indústria de shoppings vendeu cerca de R$ 132,8 bilhões ao longo do ano. O valor supera a cifra alcançada pelo segmento em 2012 quando o faturamento havia sido de R$ 123,1 bilhões. Com suas 197,1 mil lojas em 828 centros de compras instalados em todo o país, o setor registrou crescimento nominal de 8% ante 2% de crescimento real.
A estimativa da associação é que para em 2014 as vendas nos shoppings sofra um aumento de até 3%. A projeção é estimulada principalmente pela abertura de até 25 novos equipamentos no decorrer do ano. Para a entidade, no entanto, um impeditivo a este cenário pode estar ligado aos efeitos do câmbio.