Notícias

20 toneladas de lixo são deixadas por brincantes

By 21/01/2013No Comments

PRÉ-CARNAVAL
Passada a festa na Praia de Iracema, o saldo de sujeira jogada ao chão foi 20% maior que na semana passada

A festa do segundo fim de semana de Pré-Carnaval em Fortaleza mal acabou e já foi possível perceber, na manhã deste domingo, que os foliões deixaram uma grande trilha de sujeira na Praia de Iracema. De acordo com a Ecofor Ambiental, responsável pela limpeza nos locais por onde os blocos desfilaram, foram recolhidas 20 toneladas de lixo entre a tarde de sábado e a madrugada de domingo.

A chuva que caiu na Capital no sábado foi um fator que colaborou para maior concentração de lixo, principalmente nas calçadas Foto: Waleska Santiago

A chuva que caiu na Capital no sábado foi um fator que colaborou para maior concentração de lixo, principalmente nas calçadas Foto: Waleska Santiago

Segundo a empresa, a quantidade de resíduos coletados neste sábado cresceu 20% em relação ao primeiro final de semana da festa. O principal motivo, de acordo com a empresa, foi o aumento do público que compareceu às festas no Aterrinho da Praia na noite de ontem, apesar da chuva na Capital.

Os trabalhos se concentraram no entorno do local desde as 7h. Mais de 40 garis participaram da operação de limpeza, retirando o lixo das vias, varrendo as calçadas e descarregando os contêineres espalhados pelas avenidas que dão acesso à praia.

Apesar do maior volume de resíduos, a Ecofor salienta que a ação de educação ambiental realizada pelos garis junto aos foliões este ano está sendo um diferencial para as operações de limpeza após o evento. Nos dias de festa, 12 funcionários acompanham o percurso dos blocos portando placas com o objetivo de conscientizar os participantes sobre o devido descarte de lixo.

Chuvas
Quem participou da festa na Praia de Iracema, seja trabalhando ou brincando nos blocos, conta que a chuva também contribuiu para a grande quantidade de sujeira no Aterrinho, deixando bastante lama nas ruas e calçadas. Para o vendedor ambulante Roberto Geovani, que atuou durante todo o festejo, um dos problemas acarretados pela água foi o vazamento de bueiros nas vias. “Com a chuva, piorou muito a situação das bocas de lobo. O calçadão ficou cheio de água e sujeira”, relata.

No entanto, o vendedor destacou que, embora a chuva tenha prejudicado a limpeza na praia ao longo do evento, na manhã deste domingo, a maior parte da sujeira já havia sido retirada. “Levaram o lixo logo à noite e agora de manhã só vieram varrer e tirar o pouco que sobrou. Foi tudo bem organizado”, avalia Roberto Geovani.

Operação
Nos outros pontos da cidade, a responsável pela remoção dos resíduos foi a Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização (Emlurb). Segundo informações da Prefeitura, 230 garis fizeram a varrição nas vias por onde passaram os foliões e adjacências. Os serviços foram realizados em avenidas como Almirante Barroso, Historiador Raimundo Girão e Presidente Kennedy.

As praças do Ferreira, do Joaquim Nogueira, da Polícia Militar e do Conjunto Eneas Arruda também receberam equipes da Emlurb, que trabalharam nas áreas durante toda a manhã depois do Pré-Carnaval.

Fonte Diário do Nordeste