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Fortalezenses pretendem gastar uma média de R$ 326 no Natal, segundo Fecomércio-CE = O Povo

By 03/12/2015No Comments

POTENCIAL DE CONSUMO
O levantamento da entidade revela que 52,5% dos consumidores irão às compras. Desta fatia, o pagamento à vista será preferido por 72,6%, seguido do uso do cartão de crédito (39,5%)

EDIMAR SOARES, EM 23/12/2013

(Foto: Edimar Soares/O POVO)

A compra de presentes durante o Natal deverá movimentar R$ 300 milhões no comércio varejista de Fortaleza, com um gasto médio por consumidor estimado em R$ 326 e valor médio por presente de R$ 114. É o que diz a Pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Natal, divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Ceará (Fecomércio-CE). A pesquisa mostra que o Natal se mantém como a data comemorativa mais importante para o comércio.

O levantamento revela que 52,5% dos consumidores irão às compras. Desta fatia, o pagamento à vista será preferido por 72,6%, seguido do uso do cartão de crédito (39,5%). Quanto ao possível local de compra, destacam-se os supermercados e hipermercados (43,4% das respostas), os shopping centers (37,4%) e as lojas de rua (27,6%), sugerindo movimento intenso em todo o comércio. Apesar de manter o Natal como data mais importante, o resultado projeta uma queda de 7,7% sobre o valor faturado no ano passado (R$ 325 milhões).

O perfil dos entrevistados, que respondeu afirmativamente sobre a intenção de compras, mostra predominância de consumidores do gênero masculino (53,6%), entre 21 a 35 anos (63,3%) e com renda familiar superior a seis salários mínimos (69,2%).

Vestuário lidera intenções de compra
Com 63,1%, os artigos de vestuário serão as preferidas pelos consumidores no momento de escolher um presente. O ítem é seguido de brinquedos (38,6%), calçados, cintos e bolsas (26,4%) e itens de perfumaria (19,2%). Apesar da queda no percentual de pessoas dispostas a comprar, o número de presentes por consumidor aumentou, com 61,8% dos consumidores declarando que irão comprar mais de dois presentes.

Consumo se volta para os semiduráveis
Em um importante movimento de mudança do perfil de consumo, o Natal de 2015 será fortemente marcado pela procura de produtos semiduráveis, com preferência absoluta dos artigos de vestuário, citados por 63,1% dos consumidores. Diferente dos anos anteriores, em que bens de consumo duráveis – em especial os eletrodomésticos – apareciam com destaque dentre os produtos mais procurados, neste ano, os cinco produtos mais procurados são do grupo de bens semiduráveis, colaborando para a redução do valor faturado com a data comemorativa.

Fonte.: Redação O POVO Online.