ATÉ 28% MAIS 19/2/2011 Diário
Os lojistas que aderirem à campanha poderão parcelar o pagamento do imposto de março em três vezes
A segunda edição do Fortaleza Liquida, que acontecerá entre os dias 17 e 27 de março, deve ampliar a arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no varejo da capital em até 28%. Em 2010, a receita gerada com o tributo já havia crescido 22%. A previsão foi informada pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Fortaleza, Freitas Cordeiro.
“Neste ano, o lojista que participa da campanha contará ainda com o benefício de parcelamento do imposto do período em três vezes. É o governo colaborando e vendo o aspecto da responsabilidade fiscal”, comenta o empresário. Em 2011, a campanha deve movimentar mais de R$ 150 milhões. Espera-se que três mil lojistas participem do Fortaleza Liquida.
Oportunidades e desafios
No atual mercado varejista não há mais espaço para amadorismo. O amadurecimento do consumidor brasileiro, que ficou mais informado e exigente, acabou pressionando uma maior qualificação no varejo. “Hoje, o desafio maior é estar no campo da tecnologia. Mesmo que a compra não seja feita através do e-commerce, a internet serve como ferramenta de consulta. O cliente já chega na loja sabendo toda as especificidades do produto que ele procura. Ele sabe até mais que o vendedor”, observa o presidente da CDL.
Investir em tecnologia passou a ser uma das tendências necessárias à sobrevivência de pequenos e médios empresários, ante à concorrência com grandes redes varejistas e com a internet. Esse foi um dos assuntos abordados ontem, durante o Painel Oportunidade e Desafios – como aplicar tendências mundiais para o varejo brasileiro, no encerramento da 5ª edição do projeto Cenários do Varejo, que contou com apoio do Sistema Verdes Mares de Comunicação.
“A necessidade de interação com o cliente é fato. A influência das redes sociais é muito importante para a formação de opinião. No passado, a empresa tinha o poder na mão. Hoje, as pessoas com o celular na mão é que escolhem com qual empresa querem interagir”, destaca a consultora da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Luciana Carmo.
Ela que foi a moderadora do painel de encerramento do Cenários do Varejo 2011, diz que ter um perfil no site de relacionamento Facebook, por exemplo, pode ser uma estratégia eficiente de comunicação e o melhor: a custo zero. “O pequeno varejista tem que usar a ferramenta a favor dele, só tendo o cuidado de gerenciar as informações”, diz a especialista em Marketing.
Luciana frisa ainda que o micro empresário brasileiro precisa ser dinâmico, que não pode manter-se estagnado. “Ele precisa estar sempre se reinventando buscando a evolução do negócio dele”, reforça.
Outro aspecto importante ressaltado por Luciana Carmo refere-se à importância da qualificação do varejista. “O aprendizado tem data de validade. O empresário não pode achar que o que aprendeu hoje não precisa de atualização. A necessidade de atualização é muito rápida. Não dá para ficar sentado na cadeira do escritório no ar condicionado. É preciso arregaçar as mangas e ir atrás, senão perde o diferencial competitivo”.
A especialista observa ainda que o varejista de hoje precisa conhecer muito bem o perfil de seus clientes, para que desta forma, consiga realizar um atendimento cada vez mais personalizado, com foco em suas necessidades. “Valores como serviços e respeito devem ser priorizados”, afirma Luciana. A classe C e os públicos feminino e da terceira idade também passaram a ser considerados grupos consumidores importantes que devem dispor de toda a atenção dos lojistas.
LÍVIA BARREIRA
REPÓRTER
Fonte Diário: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=936724