Notícias

Ceará traz 80 pedreiros paulistas

By 19/02/2011No Comments

Parece incrível, mas é vero! Por absoluta falta de mão de obra local, a construtora cearense Interpar/Urban, pilotada pelo empresário Manoel Cesário Mendes, que, com financiamento da Caixa Econômica Federal, executa em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, um projeto de construção de 2.800 unidades para o público do programa Minha Casa Minha Vida, teve de importar de São Paulo 80 pedreiros. Vale repetir: 80 pedreiros. Para quem acha isso algo inusitado, vem agora o mais instigante: cada um desses profissionais – arrebanhados e contratados na capital paulista por uma empresa de terceirização de mão de obra – ganha salário mensal de R$ 3 mil. Repita-se: três mil reais, assim mesmo, “por extenso”, como ensinava o professor Osório Campos nos anos 50 no Colégio Anchieta, de Maranguape. Porém isto não é tudo. Cada pedreiro importado tem, ainda, direito à casa, almoço, jantar e café da manhã – tudo pago pela construtora. Mas a lista tem um ítem ainda mais inacreditável: mensalmente, o pedreiro ganha uma passagem aérea para São Paulo, pois faz parte do seu contrato de trabalho o direito de rever a família uma vez por mês. E em que esse pedreiro paulista se diferencia do seu colega cearense? Manoel Cesário responde: “Acredite: ele produz três vezes mais”. Se alguém duvidava da existência de uma crise de mão de obra, eis aí a prova de que ela existe. Oh!

Experiência pessoal
Jorge Parente e Nádja Frota
NÁdja Frota (na foto ao lado do marido, Jorge Parente Frota Júnior) reuniu, quinta-feira, no Ideal Clube, empresários e empresárias da indústria e do comércio no lançamento do seu bom livro “Vivências e Convivências”.

BSPar abrirá escola

Boa iniciativa acaba de assumir a BSPar, controlada pelo empresário Beto Studar: instalará em Fortaleza uma escola profissionalizante, cuja grade curricular, já em elaboração, será voltada exclusivamente para o treinamento e a capacitação da mão de obra da construção civil do Ceará. Esse inédito projeto de educação será desenvolvido pela BSPar em parceria com o Senai e com a Fundação Beto Studart, que o tutelará de forma longeva. Gol!

Construção sem mão-de-obra

Ricardo Nóbrega Teixeira, diretor da Construtora Mercurius, confirma: no mercado cearense da construção civil, faltam pedreiro, carpinteiro, mestre de obra, eletricista e bombeiro hidráulico. O Sinduscon está pedindo apoio do Senai para, por meio de grade curricular especial, transformar auxiliar de servente em pedreiro, e da mesma maneira nas demais áreas.

Quarto de hóspedes
Fernando Bezerra Coelho
Fernando Bezerra Coelho, ministro da Integração Nacional, dispensou os hotéis de Fortaleza. Preferiu dormir, de 5ª para 6ª feira, no quarto de hóspedes da residência oficial do Governo do Ceará. A convite de Cid Gomes. Ah!!

Barbra´s fará novo investimento

Pioneiro na área de bufês na cidade, o Barbra´s contratou consultoria especializada que, há um mês, analisa tendências e novas exigências do mercado cearense de festas, que só faz crescer. Com dois bufês consolidados – o Barbra´s Cambeba e o Barbra´s Éden, ambos totalmente climatizados – a empresa de Eymar e Bárbara Freire já decidiu: fará novos investimentos.

Bom

Correspondente da Bradesco Promotora, a cearense Bom Crédito expande-se por outras capitais do Nordeste, para o que se reestrutura com o apoio da Bratt Consultoria.

Ruim

Ensina a Cagece: é errado utilizar mangueira para lavar carro, pois a torneira aberta por 30 minutos, gasta de 215 a 560 litros de água. O certo é usar um balde: só 40 litros.

Livre Mercado

Juntaram-se novamente a BSPar, de Beto Studart, e a Diagonal, de Carlinhos e João Fiúza, para a construção de dois empreendimentos residenciais na esquina das rua Bento Albuquerque e Professor Otávio Lobo. Na opinião de Beto Studart , “são duas pérolas da melhor arquitetura cearense para ornamentar a cidade de Fortaleza. / Entre os funcionários de primeiro e segundo escalões do Banco do Nordeste, alguns deles diretamente ligados ao PT, não há mais dúvida de que o economista Roberto Smith seguirá na sua presidência. Uma fonte do BNB comentou ontem que, para isso, “foi decisiva” a posição do governador do Ceará, Cid Gomes, a favor de Smith. / Pelo twiter e pelo Facebook, gente de todas as idades está a convidar pessoas de todos os segmentos sociais para uma carreata hoje pelas ruas de Fortaleza. Objetivo: manifestar-se sobre as virtudes e os defeitos da cidade, que, castigada pelas chuvas que estão apenas começando, ainda não se moveu para executar as obras da Copa do Mundo de 2014, que vem aí.

Leia mais conteúdos: http://www.diariodonordeste.com.br/egidio

Leave a Reply