13/10/2012.
Diversas foram as atividades espalhadas por toda a Fortaleza. Programação continua durante o dia de hoje
Não podia ser diferente. Fortaleza cedeu espaço ontem para que as crianças se esbaldassem de tanto brincar. E não faltaram opções gratuitas em todos os cantos da Cidade Fotos: Viviane Pinheiro
A pequena Nicole Cristina, de apenas 2 anos, se encontrava na manhã de ontem, já com a disposição natural de sua idade, de rostinho pintado e pronta para aproveitar a ocasião. Afinal, o dia foi dela, assim como de todas as crianças do País. Na Capital, o 12 de outubro foi comemorado por milhares de meninos e meninas em uma programação diversa, que encheu praças, parques, praias, e demais espaços.
O local onde a jovem Nicole estava, o Zoológico Municipal Sargento Prata, no bairro Castelão, registrou movimento intenso durante toda a manhã. Lá, houve exposição de fotos, trabalhos científicos, apresentação de modelos de ajuste ecológico domiciliar e horta vertical. A meninada se dividia entre visitar os animais e aproveitar as brincadeiras na área do playground.
A supervisora de produção Regiane Costa, 29, levou o filho e a sobrinha para desfrutar de um dia de diversão e brincadeiras. “O dia hoje tem que ser todo preenchido em função disso, afinal, é a data deles”, disse. Ansioso para curtir cada minuto estava o pequeno João Pedro, de 3 anos de idade, que puxava constantemente a mão do pai em direção aos brinquedos do local. “Ele já viu todos os animais e agora é a segunda fase do passeio. Tem que ter muita disposição”, ressaltou o pai, Ricardo de Oliveira.
Outro local bastante procurado foi o Parque da Liberdade, ou, como é mais conhecido, Cidade da Criança, no Centro, onde uma grande programação foi promovida pela Prefeitura. Para o titular da Secretária de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH), Demitri Cruz, é uma festa que já virou tradição na Capital, se tornando uma ótima opção popular para o lazer e a convivência. “Cada dia mais, nos dias de hoje, são precisos atividades assim. Queremos construir uma nova infância em Fortaleza”, disse.
Brincadeiras
A menina Jade, de 8 anos de idade, chegou cedo ao local e disse ter aproveitado todos os brinquedos. Corajosa, não titubeou antes de encarar o tecido acrobático e rodar nas alturas. “Não estou cansada”, ressaltou. A dona de casa Isabel Medeiros, 35, levou a filha de 3 anos de idade e os afilhados, de 4 e 7 anos, para desfrutar dos festejos. Segundo disse, essa foi a primeira vez que participou da festa, e aprovou a iniciativa. “Estou adorando tudo. “Além de uma programação diversificada, o local é bem arborizado e agradável”, disse.
O amplo espaço do Parque do Cocó também foi um atrativo para quem não quis passar em branco o Dia da Criança. Além dos playgrounds e de camas elásticas, a estrutura montada ao ar livre contou também com muro de escalada e arvorismo.
No Cambeba, a comemoração foi durante a tarde. A festa, organizada há nove anos pela própria comunidade, atendeu aproximadamente 400 crianças do bairro. Na programação houve almoço para pais e filhos, muitas brincadeiras com escorregadores, piscina de bolinhas, palhaços e pinturas e distribuição de brinquedos para as crianças.
Famílias aproveitam data para arrecadar doações
Muitas crianças carentes veem nos sinais a possibilidade de conseguirem alguma doação de brinquedos, comportamento que se repete no Natal
No dia dedicado às crianças, muitas delas não têm o que festejar e dependem da solidariedade alheia para conseguir um pouco de comida, dinheiro ou até aquele brinquedo especial. No 12 de outubro, para muitos meninos e meninas, os cruzamentos de Fortaleza foram os únicos locais para se comemorar. Um ato que já virou tradição em datas festivas, e pode ser visto em várias ruas e avenidas da cidade.
No cruzamento da Rua Padre Valdevino com avenida Desembargador Moreira, por exemplo, várias crianças aguardavam a parada dos veículos para a abordagem aos motoristas. Devido ao apelo da data comemorativa, muitos conseguiam trocados e brinquedos. A pequena Erika da Silva, de 8 anos, sabe que essa é a única maneira de conseguir algo para brincar, uma vez que sua família é muito pobre e não tem condições de proporcionar presentes na data.
A dona de casa Célia da Silva,55, avó de Erika, explica que os pais da menina estão desempregados, e, por isso, resolveu levá-las para o sinal. Um ato que se repete todos os anos, conforme aponta ela. “No Natal é a mesma coisa, infelizmente não temos como comprar presentes. Aqui ela ganha e fica muito feliz”, diz a senhora. Em um pouco mais de três horas no local, neta e avó conseguiram arrecadar bonecas, bombons, uma bola, e outra lembrancinhas. “Ficaremos aqui o dia todo, é cansativo mas quero vê-la feliz”, afirmou a avó.
Em outra via de grande movimento da Capital, o cruzamento da Padre Antonio Tomás com Engenheiro Santana Júnior, a mesma cena pôde ser presenciada, na manhã de ontem. Uma família inteira esperava a boa vontade de quem passava por ali. A dona de casa Maria Leide, na companhia das filhas e dos netos, explicou que sempre faz isso no Dia das Crianças e no Natal para conseguir doações para as crianças. Contudo, afirmou que nem sempre consegue satisfazer a vontade dos pequenos. “Às vezes não conseguimos nada, e às vezes da pra arrecadar alguma coisa”, diz.
RENATO BEZERRA
ESPECIAL PARA CIDADE
Fonte: Diário do Nordeste
BEIRA-MAR
Ato lembra jovens vítimas da violênciaOs manifestantes experimentaram a sensação de dormir ao relento para despertar a opinião pública Os manifestantes passaram a noite ao relento e, pela manhã, pediram maior proteção social para crianças e adolescente que engrossam as estatísticas da violência ur…
PRAIAS
Confira o boletim de balneabilidadePraias próprias para banho Caça e Pesca, Barraca Arpão Praia Bar, Barraca Itapariká, Barraca Hawaí, Praça 31 de Março, Barraca América do Sol, Barraca Crocobeach, Clube de Engenharia, Barraca Beleza, início da Rua Ismael Pordeus, Farol, Iate, Mucuripe, Estátua de Iracema, Volta da Jurema, Edifício Arpoador, fim da Rua José Vilar, Ideal Clube, Edifício Vista del Mare, Ponte dos I…
ALERTA
Escorpiões representam um risco realOs escorpiões foram os principais motivadores de acidentes com animais peçonhentos no último mês Os escorpiões continuam sendo animais perigosos e fazendo vítimas. No Ceará, em 2010, os animais foram responsáveis por 43% dos 2.297 casos de intoxicação humana, segundo informações do último registro divulgado em setembro deste ano pelo Sistema Nacional de Informações Tó…
PADROEIRA DO BRASIL
Missa e procissão em reverência a Nossa SenhoraSantinhos, cânticos, orações e pagamento de promessas ajudaram os fies a expressarem a forte devoção à santa A procissão só foi iniciada por volta das 17 horas, mas desde as 15h centenas de fiéis se concentraram em torno da Paróquia de Nossa Senhora Aparecida,…
PRAIAS DE FORTALEZA
Poluição ainda assusta banhistasMesmo com a rede de esgoto anunciada pela Cagece, a população reclama da poluição das praias O esgoto e o lixo nas praias de Fortaleza preocupam os frequentadores, ainda que o esgotamento sanitário tenha avançado nestes locais Foto: Rodrigo Carvalho Fortaleza é um…