A pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães revela que os consumidores da capital devem movimentar cerca de R$ 230 milhões no comércio local, comprando presentes. A estimativa representa um crescimento de 61,5% em relação ao ano passado, que movimentou R$ 150 milhões no comércio de Fortaleza. O resultado reforça a relevância econômica da data, que anima diversos segmentos do comércio varejista local.
A pesquisa mostra que 67,1% dos entrevistados pretendem fazer compras e 8,3% ainda não se decidiram. Assim, o impacto econômico ocasionado pela data pode ser ainda ampliado.
A preferência dos consumidores concentra-se em sete produtos principais que, juntos, respondem por 94,3% da intenção de compra, com preponderância dos bens de uso pessoal. Os artigos de vestuário aparecem em primeiro lugar nas preferências, com 41,9% das intenções de compra, seguidos dos itens de perfumaria, calçados, cintos e bolsas, respectivamente com 23,8%, e 7,9%, as flores e a máquina de lavar roupa, (que em 2012 foi um produto pouco mencionado) ambas com 7,4%, os aparelhos de telefonia celular aparecem com 6,2% e os relógios e joias foram citados por 5,4% dos entrevistados.
Comportamento do Consumidor – gastos, formas de pagamento e locais de comemoração
A pesquisa sobre o Potencial de Consumo do Fortalezense para o Dia das Mães revela também que o gasto médio com a compra de presentes tem o valor estimado de R$ 202. Os consumidores pretendem pagar as compras preferencialmente à vista (69,5% das respostas) e com o cartão de crédito (33,8%).
O consumidor está consciente do seu poder de barganha e buscará benefícios, como promoções (55,8% de citação) e preços mais baixos (42,3%). A qualidade dos produtos (27,8%) e a beleza das vitrines (27,0%) também poderão influenciar na escolha do consumidor.
A pesquisa constata que 76,8% dos consumidores pretendem comemorar o evento: 53,8% o farão em suas próprias casas, 27,4% na casa dos pais e 8,8% em restaurantes.
Como já é comum na data, a previsão é que, no segundo domingo de maio (12/5), os restaurantes de Fortaleza fiquem lotados. Este comportamento tem relação direta com a condição econômica da família: 35,5% dos consumidores com renda familiar superior a seis salários mínimos indicaram essa intenção.
Compras nos fins de semana
Os finais de semana, que antecedem o Dia das Mães, devem ser de movimento intenso no comércio de Fortaleza, com 33,6% dos entrevistados revelando que o sábado é o melhor dia para se fazer compras.
Os shopping centers e os centros comerciais foram os mais citados quanto ao local de prospecção dos presentes, com 52,5% das respostas, seguidos das lojas de rua (31,7%) e dos supermercados e hipermercados (17,1%).
Fonte Fecomércio/Ce .