Notícias

Fusão no setor não assusta Pague Menos

By 31/08/2011No Comments

são paulo e pacheco

Para o presidente da rede de drogarias cearense, retomar a liderança no mercado é questão de tempo

São Paulo/Fortaleza. “Em dois ou três anos, no máximo, nós vamos recuperar a liderança do mercado”. A declaração é uma resposta do empresário, Deusmar Queirós, a mais uma fusão que movimentou o setor nesta semana. Depois da recente união entre a Drogasil e Droga Raia, foi a vez da São Paulo, que, sem sucesso, já “se aventurou” pelo mercado cearense e a Pacheco se unirem. Ambas as fusões empurraram a Pague Menos para o terceiro posto no ranking nacional. Porém, para Deusmar, o fortalecimento da concorrência não vai prejudicar o plano de crescimento da rede de farmácias cearense.

“Isso não significa nada pra gente. Já temos 100 lojas na área de atuação deles. Não vai modificar absolutamente nada em nosso plano de expansão. Eles vão continuar com o mesmo número após a fusão. Pior, vão levar pelo menos um ano para digerir e se adaptar a esta união”, comentou o presidente da Pague Menos ao jornal.

Na opinião de Deusmar, as fusões estão sendo motivadas para combater o crescimento da empresa cearense. “Eles viram que individualmente não conseguem, por isso estão fazendo isso”, declarou, revelando que se fosse um grande grupo de fora não estaria tão tranquilo. “Se fosse uma rede estrangeira instalando 100 ou 200 lojas poderia causar algum impacto, mas não é o caso”, reforçou.

Ele disse ainda que não há planos de fusão envolvendo a Pague Menos. “Nosso crescimento é orgânico. Não queremos comprar ninguém nem vender a Pague Menos para ninguém. Vamos continuar pagando nossas continhas e abrindo nossas lojas”, resumiu.

SP e Pacheco

As drogarias São Paulo e Pacheco anunciaram, ontem, em comunicado, a fusão de suas operações de varejo farmacêutico, para formar a companhia DPSP.

A nova empresa nasce como a maior varejista de produtos farmacêuticos do País, com receita bruta combinada de R$ 4,4 bilhões nos 12 meses encerrados em junho de 2011, 691 lojas e presença em cinco estados brasileiros. Também será a 7ª maior rede de varejo do Brasil – considerando todos os setores varejistas, como de eletrodomésticos e roupas.

De acordo com o comunicado, as marcas São Paulo e Pacheco, líderes nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, serão mantidas.

Drogasil e Droga Raia

No início deste mês, a Drogasil e a Droga Raia confirmaram a fusão de suas operações. Juntas elas somam R$ 4,1 bilhões em faturamento e uma rede com 700 drogarias.

Leave a Reply