Notícias

Lojas do Centro serão vistoriadas neste mês

By 02/03/2012março 3rd, 2012No Comments
De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), um balanço das atividades será divulgado no dia 27 em uma nova reunião KID JÚNIOR
De acordo com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), um balanço das atividades será divulgado no dia 27 em uma nova reunião KID JÚNIOR

MUTIRÃO
Ação da Sercefor e do Corpo de Bombeiros vai verificar se há irregularidades nos estabelecimentos

O Centro de Fortaleza já está estabelecido há décadas, a ele pertencem imóveis antigos, com mau isolamento das conexões elétricas, ausência de extintores, rotas de fuga. Também há os problemas com estabelecimentos que não possuem alvará de funcionamento.

Este é o resultado de anos sem fiscalização, o que põe em risco a vida das 400 mil pessoas que por ali circulam diariamente, segundo os cálculos da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL). As consequências desse enumerado de irregularidades são incêndios, prédios com rachaduras com risco de desabamento, entre outras sequelas. Para diminuir esses riscos, a Secretaria Regional do Centro (Sercefor)e o Corpo de Bombeiros irão realizar, ao longo do mês de março, um mutirão de fiscalização desses estabelecimentos.

“Vamos fazer um levantamento geral dos estabelecimentos entre as avenidas Imperador e Governador Sampaio, que compreende o Centro histórico da Cidade, para saber quantos têm alvará de funcionamento, pois, quando o estabelecimento não possui esse documento, além da evasão fiscal, ele não tem condições hidráulicas necessárias aprovadas. Fora isso, há as condições de energia elétrica e o alvará dos bombeiros”, explicou a titular da Sercefor, Luíza Perdigão, acrescentando que estes são documentos necessários para abertura de um estabelecimento. “É um atestado de conformidade com o poder público, não é somente uma questão de estar formal”, destaca.

A ação conjunta foi firmada, ontem, na sede da CDL, entre o órgão municipal e o Corpo de Bombeiros. Antes, a iniciativa compreendia a fiscalização apenas de 15 shoppings do Centro, porém, com a parceria do Corpo de Bombeiros, a ação se estenderá às demais lojas.

Segundo Defesa Civil Municipal, pelo menos no período Carnaval, por exemplo, foram 34 casos, sendo 19 só riscos de incêndios, 12 de desabamentos, entre tantos. Muitos desses casos eram no Centro.

Como forma de tornar mais célere a ação do Bombeiros em casos de incêndio no Centro, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), que também esteve presente na reunião, prometeu aumentar a pressão da água na região central para casos de incêndios.

O presidente da CDL, Freitas Cordeiro, que organizou o encontro, achou positivo os resultados e remarcou para o próximo dia 27 uma nova reunião com os órgão presentes.

“Nossa preocupação é com a segurança da população e com os lojistas em geral. No dia 27, vamos ter algum balanço dessa vistoria para podermos ter um cenário mais real da situação”.

THAYS LAVOR
REPÓRTER

Mutirão – Lojas do Centro serão vistoriadas neste mês

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1110422

Leave a Reply