População aprova operação, mas pede que reforço siga durante o ano. Ação inclui policiais militares e civis, bombeiros e agentes da AMC e da Guarda Municipal.
Os consumidores que forem ao Centro de Fortaleza para compras de Natal vão encontrar segurança reforçada. Desde ontem, os efetivos que atuam na área foram ampliados. A ação deve se manter até o início do próximo ano. Para a população, mudança é eficaz, mas deveria se manter durante todo o ano.
A intenção da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) é inibir furtos e roubos durante o período de movimento mais intenso no comércio. O secretário-adjunto da pasta, coronel Lauro Prado, explica que a ampliação do efetivo no Centro também prevê o aumento de consumidores para o período que antecede o início das aulas. “O reforço vai até o dia 5 de janeiro, mas pode ser estendido até o dia 10”, explica Lauro Prado.
Para o aposentado Luciano Rocha, que foi ontem ao Centro aproveitar os descontos da Black Friday, o reforço “não só é necessário, como deveria permanecer o ano inteiro”. Para ele, as ocorrências durante os outros meses mostram que o número de agentes é abaixo do necessário.
Efetivo
A operação vai abranger 332 agentes, incluindo policiais militares e civis, agentes do Corpo de Bombeiros, da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC) e da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF). “Normalmente, temos cerca de 200 homens. Ou seja, vamos quase dobrar o efetivo”, disse o secretário. Ainda segundo ele, o policiamento deve permanecer na área inclusive nos dias em que as lojas funcionarem até mais tarde.
Para o diretor da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Fortaleza (CDL), o empresário Assis Cavalcante, a parceria com a SSPDS assegura tranquilidade aos consumidos neste período. “É um momento muito importante para o comércio de Fortaleza, essa parceria garante que consumidores e lojistas possam aproveitá-lo”, disse Assis.
Efetivos
O efetivo da Polícia Militar vai aumentar para 235 agentes, com reforço nas praças da Estação, do Ferreira, José de Alencar e dos Leões. O Passeio Público e a Cidade da Criança também devem receber mais agentes.
A Polícia Civil contará com o efetivo diário de 74 policiais e sete viaturas. O atendimento ficará a cargo do 34º Distrito Policial, na rua Princesa Isabel, número 1239, no Centro, com atendimento 24 horas.
O Corpo de Bombeiros terá 15 profissionais para os casos de emergências na área. Eles também farão vistorias educativas nas edificações do Centro.
Serviço:
Polícia Civil
34º Distrito Policial
Onde: rua Princesa Isabel, 1239
Outras informações: (85) 3101 4926
Fonte.: Jornal O Povo .