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Tarifa de ônibus vai a R$ 2,00 a partir do dia 6 de março

By 24/02/2011No Comments

TRANSPORTE URBANO 24/2/2011

A Etufor anunciou uma novidade no sistema - a Hora Social, que consiste em manter a tarifa atual, de R$ 1,80 em dois horários diferentes um pela manhã e outro à tarde FOTO: RODRIGO CARVALHO

A Etufor anunciou uma novidade no sistema - a Hora Social, que consiste em manter a tarifa atual, de R$ 1,80 em dois horários diferentes um pela manhã e outro à tarde FOTO: RODRIGO CARVALHO

A ´Tarifa Social´ aos domingos permanece e uma novidade foi anunciada, a entrada da ´Hora Social´

Após um mês e meio de negociações, foi anunciado na tarde de ontem, na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), o segundo reajuste na tarifa de ônibus da Capital em oito anos de gestão. A passagem que em 2004 custava R$ 1,60, em maio de 2009 foi para R$ 1,80, agora terá o valor de R$ 2,00, o que representa um aumento de 11,1%, se comparado com antiga tarifa. A meia- passagem continua ilimitada e o novo preço passa a vigorar a partir do dia 6 de março.

Veja anúncio oficial do reajuste e reação de passageiros

A Tarifa Social aos domingos permanece e uma novidade foi anunciada, a entrada da Hora Social, que consiste em manter o preço atual da tarifa dos coletivos em dois horários diferentes durante toda a semana, o primeiro vai das 9h às 10 horas da manhã, e o segundo das 15h às 16 horas. O objetivo dessa ação é proporcionar o aumento da receita do sistema, assim como desafogar de alguma maneira os horários de pico.

Segundo o presidente da Etufor, Ademar Gondim, só terá acesso a essa tarifa os portadores dos vales transportes eletrônicos nas cores vermelha e cinza, e os estudantes com suas carteirinhas com crédito. “O pagamento à vista não é viável pois não teríamos como ter o controle dessa ação”, informou Gondim.

Justo

Alguns cidadãos acharam o aumento justo. É o caso do vendedor de milho Luiz Carlos Ferreira Rodrigues, 45 anos. “Uso o transporte público todo dia e R$ 0,20 não pesa muito, seria um absurdo como eles estavam propondo, que era passar para R$ 2,20”, declarou.

Diverge da opinião de Luiz, o militar Luan Almeida, 20 anos, que apesar de não achar o aumento exorbitante, acredita que essa nova tarifa só beneficiará os empresários. “Moro no Parque Santo Amaro, e uso quatro ônibus por dia, que sempre são poucos, lotados, desconfortáveis, fora que os terminais são precários. Para onde vai esse investimento”, indagou.

O coordenador de Participação Popular da Prefeitura, Elmano Freitas disse que essa decisão foi pensada após muitas análises e para isso feitos todos os estudos possíveis. Segundo ele, a análise levou em consideração os interesses e as condições dos usuários do sistema, tendo em vista que a cidade tem um patamar de renda muito baixo. “A nossa preocupação foi com a compatibilidade e o preço da passagem para população mais carente, além do acréscimo de custo real apresentado pelas empresas, o que nos levou até esse valor”, justificou.

Já o diretor técnico do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), Dimas Barreira, informou que o reajuste ainda não foi o ideal, mas que mesmo assim deve possibilitar a busca de mais eficiência no sistema. O Sindiônibus pleiteava um aumento de 22%, o que elevaria a passagem para R$ 2,20, alegando que o aumento cobriria os custos decorrentes do reajuste salarial dos trabalhadores do setor concedido em 2010.

Valores

A Tarifa Social fica em R$ 1,40 a inteira, e R$ 0,70 a meia. A Tarifa da Linha Central (que tem um preço diferenciado por funcionar apenas no Centro da cidade) permanece a mesma: R$ 0,40 inteira e R$ 0,20 a meia passagem.

Fortaleza é a única capital do País onde a meia passagem é ilimitada para alunos da rede pública e particular. O estudante pode pagar apenas a metade do valor quantas vezes quiser, em qualquer horário e dia da semana, e sem obrigatoriedade de fardamento escolar.

As pessoas com deficiência continuam com acesso gratuito ao sistema. Ao todo mais de 12 mil já utilizam gratuitamente o transporte público, todos os dias, sendo 72% com direito a acompanhante. São 660 ônibus adaptados.

Manifestações

Assim como ocorreu nas capitais onde o reajuste da passagem de ônibus foi concedido, a exemplo de Recife, quando as principais vias foram interditadas, haverá hoje, a partir das 7h30, com concentração no Instituto Federal do Ceará (IFCE), antigo Cefet, na Avenida 13 de Maio, um ato contra o aumento das passagens.

Os estudantes de escolas e universidades públicas de Fortaleza , organizados pela a União dos Estudantes Secundaristas da Região Metropolitana de Fortaleza (UESM), devem ir até a sede da Etufor. Na pauta de reivindicações constam os seguintes pontos: redução da passagem de ônibus para R$ 1,40 e passe livre para estudantes.

Enquete
Melhorias

“Acostuma , a população se adapta, principalmente porque não foi um aumento demasiado, espero melhorias no sistema.”

Socorro Rodrigues
52 anos
Comerciante

“É injusto o aumento, tendo em vista que não observamos nenhuma melhoria no transporte.”

Ronaldo Moraes
21 anos
Cozinheiro

“Considero absurdo, isso porque nosso aumento salarial foi inexpressivo, ainda por cima aumentam o transporte.”

Adriana Bezerra
25 anos
Atendente de Telemarketing

A opinião do especialista

Planejar é fundamental

Com o aumento da passagem de ônibus em Fortaleza há uma mudança na quantidade de dinheiro disponível para atender as despesas e as famílias serão obrigadas a fazer ajustes, retirando este valor do atendimento de outras necessidades. Sempre se aconselha que em uma situação de aumento das despesas, se deva cortar ou reduzir primeiramente os itens supérfluos, e se for necessário, mexer nos gastos de primeira necessidade, fazendo uma adaptação.

No caso de aumento dos preços de alimentos, sempre é possível, por exemplo, substituir marcas no supermercado, fazer uma lista de compras previamente, evitar levar os filhos na hora da compra, evitar o desperdício em casa; no lazer, evitar ir ao shopping; e no caso do vestuário, comprar em lojas de fábrica e promoções.

Com os transportes é muito mais complicado, porque praticamente não existem alternativas de substituição para as famílias de baixa renda, a não ser o deslocamento a pé ou por bicicleta, que dependendo da distância a ser percorrida se torna inviável. A “solução” neste caso é cortar o atendimento a outras necessidades.

Uma família grande de baixa renda, por exemplo, não tem opção de ter muitos gastos com lazer; a prioridade é atender as necessidades de alimentação. Os passeios podem se resumir, por exemplo, a uma ida à praia no final de semana, que evidentemente terá os custos aumentados com a nova tarifa de ônibus.

O orçamento familiar é um plano para utilização da renda; sua função e ajudar a ajuda a utilizar o dinheiro de maneira mais consciente e equilibrada, identificando se os gastos estão maiores do que os ganhos e os ajustes que precisarão ser feitos.

Neste sentido, o planejamento das despesas diárias deve merecer um cuidado especial, principalmente as pequenas despesas, que quase sempre são menosprezadas. Pode-se também descobrir ao final de uma análise mais criteriosa, que o que precisa de ajustes não são propriamente as despesas, mas a renda familiar, que precisa ser melhorada; mas isto já é uma outra questão.

Silvânia Monte
[email protected]
Coordenadora do Laboratório de Estudos de Políticas Públicas (LEPP) da UFC

THAYS LAVOR
REPÓRTER

Fonte: Diário do Nordeste

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=939124

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