Notícias

Orlando x Fortaleza

By 24/03/2011No Comments

Orlando x Fortaleza 24/3/2011
Cid Alves, presidente do Sindicato do Comércio Lojista de Fortaleza, voltou de Orlando (EUA), onde acertou a ida de uma missão de empresários do Ceará que visitarão a Disney Entrepreneur Center, os shoppings e outlet´s, a Prefeitura e a Câmara de Comércio locais. Aprenderão a abrir uma loja lá. Alves ficou impressionado com um detalhe: enquanto em Fortaleza o preço do metro quadrado é de R$ 5 mil, em Orlando ele é de incríveis R$ 141. É verdade.

China: Itamaraty chama Ivan Filho

Ivan Bezerra Filho, presidente do Sindicato da Indústria Têxtil do Ceará, foi convidado pelo Itamaraty a integrar a comitiva da presidente Dilma Rousseff que, de 12 a 15 do próximo mês de abril, fará sua primeira visita à China. Para essa viagem, o Governo brasileiro organiza um time de empresários cujos setores enfrentam hoje a massacrante concorrência de produtos chineses. Um desses setores é o representado por Ivan Filho.

As empresas têxteis brasileiras – que se defrontam há alguns anos com um câmbio desfavorável, que tira a competitividade dos seus fios, dos seus tecidos e de suas roupas de algodão – têm graves dificuldades de confrontar-se com seus concorrentes da China, onde os salários são ridículos e as obrigações trabalhistas praticamente não existem.

Indústrias brasileiras – como as cearenses Têxtil Bezerra de Menezes, controlada por Ivan Bezerra pai e filho, e Santana Têxtil, controlada por Raimundo Delfino – tiveram de investir muito para modernizar seu parque de máquinas e para manterem-se vivas e ativas em um mercado globalizado e quase todo dominado pelos produtos “made in China”.

Por causa da sede consumista da indústria chinesa, que compra quase todo o algodão produzido no mundo, o preço dessa matéria prima disparou: nos últimos 12 meses, no Brasil, ele subiu 170%. É possível que dessa viagem saia um acordo que melhore essa dura concorrência.

Dez anos de boa rosa
Clique para Ampliar
Roberto Reijers (foto),  grande produtor de rosas na Serra da Ibiapaba, celebrará, no próximo dia 31, os primeiros 10 anos de sua empresa – a Flora Reijers, cujos campos e estufas de produção localizam-se em São Benedito. Ah!

Fonte Diário do Nordeste

http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=952206

Leave a Reply