COPA DAS CONFEDERAÇÕES
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio, ainda avalia se haverá feriado ou ponto facultativo em dois dos três dias de jogos em Fortaleza. Definição é prometida para maio.
O prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), ainda está por decidir se Fortaleza terá feriado ou ponto facultativo nos dias em que sediar jogos da Copa das Confederações. Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, a decisão será tomada até o início de maio, em conjunto com o Comitê Organizador Local (COL) e a Fifa. Se Roberto Cláudio optar por feriado ou ponto facultativo, o decreto ainda será submetido à Câmara Municipal.
Segundo o titular da Secretaria Extraordinária da Copa, Domingos Neto, o prefeito avaliará a possibilidade de feriado ou ponto facultativo para os jogos dos dias 19 (Brasil x México) e 27 de junho (semifinal), por serem dias úteis. No caso do jogo do dia 23 de junho (Espanha x Nigéria), por ser um domingo, não haverá necessidade de decreto.
Domingos Neto explica que minimizar os impactos na mobilidade urbana é uma das motivações. Além disso, o feriado ou ponto facultativo daria aos fortalezenses a chance de assistir aos jogos. “A cultura brasileira é de parar para assistir aos jogos do Brasil”, explicou.
Comércio
O assunto repercute entre entidades que representam o comércio e especialistas em mobilidade urbana. Na opinião do presidente do Sindicato do Comércio Varejista e Lojista de Fortaleza (Sindilojas), Cid Alves, não é necessário decretar feriado para os dias de jogos. Para ele, é muito importante que a cidade esteja funcionando plenamente, para que a vinda dos turistas beneficie o comércio, além de hoteis, restaurantes e barracas de praia. “Se o comércio fecha, não vão conhecer nossa atividade, não poderemos mostrar o que temos a oferecer”.
O presidente da Associação dos Empresários do Centro de Fortaleza (Ascefort), Maia Júnior, defende que seja ponto facultativo. Assim, seria possível o empresário fechar em apenas um turno, por exemplo, no horário do jogo. “Tem que ser flexível. Vale o bom senso. Tem uns que ganham com o futebol, outros, não”, argumenta.
Para o professor do Departamento de Engenharia de Transportes da Universidade Federal do Ceará (UFC), Flávio Cunto, decretar feriado nos dias dos jogos vai reduzir o fluxo de veículos nos corredores urbanos, uma vez que escolas, comércio e outros estabelecimentos estarão fechados. Contudo, ele ressalta que, nas proximidades do estádio, na hora do jogo, o trânsito ficará concentrado. “Não adianta decretar feriado. No meu ponto de vista trará mais malefícios para o comércio do que benefícios para o tráfego”, opinou.
Saiba mais
Tabu
A sorte nunca se repetiu
Nunca uma seleção conseguiu vencer a Copa das Confederações num ano e a Copa do Mundo no ano seguinte.
DIAS 19 E 27 DE JUNHO
Além de serem dias úteis, terão jogos importantes na disputa. No dia 19, o jogo é do Brasil. No dia 27, haverá semifinal.
PAIXÃO NACIONAL
A mobilidade urbana é um dos fatores que pesam na definição do decreto do feriado, mas a paixão do brasileiro pelo futebol também será considerada.
4
É o maior número de gols feitos por apenas um jogador em uma única partida. A marca foi conquistada por Blanco e por Marzouk Al-Otaibi, ambos em 1999.
62
É o número de gols marcados pela seleção brasileira no torneio. É o time que mais fez gols. O Brasil ainda é recordista em número de partidas (28) e de vitórias (18).
Lucinthya Gomes
[email protected]
Fonte Jornal O Povo .